Sonata para Flauta e Percussão – Bruce Craig Roter

Janeiro 17, 2010

A interpretação da Sonata para Flauta e Percussão de Bruce Craig Roter, foi para mim um acontecimento que registo não apenas pelo momento da performance, mas por toda a envolvência antes e depois da sua realização, que contém peculiariedades que quero partilhar!

Sinto-me sempre relutante na recusa de uma oportunidade de tocar, ainda que por vezes isso me leve a alguns atrevimentos e a “pisar o risco”, o que não supera, porém, a vontade de evoluir um pouquinho mais, com a aprendizagem proveniente dos erros e sucessos da experiência!

Assim, dei espaço à minha pretensão de há algum tempo, em me aproximar do repertório para flauta e percussão que, pela sua variedade e contraste, sempre me aliciou. É evidente que tal não seria possivel, se o percussionista Paulo Costa não aceitasse o desafio a que me reporto…

O momento onde a referida obra foi inserida, acontece num concerto comemorativo do dia de Santa Cecília, organizado pelo Conservatório de Música da Maia. Chegado o momento da escolha do repertório e, após alguma pesquisa, tomei conhecimento do web site do compositor Bruce Craig Roter e de várias das suas obras, entre as quais, a sonata para flauta e percussão.

Após análise da obra, entendemos que esta merecia todo o nosso empenho e, tendo pela frente pouco mais de um par de semanas para a apresentar, assumimos o risco e aproveitamos todos o tempo disponível para a sua preparação. Informamos o compositor da nossa intenção e, desde então, este manifestou um interesse constante, que muito nos motivou.

Num dos vários momentos em que o compositor nos prestou o seu apoio, o compositor deu-nos a conhecer, no dia de “Acção de Graças” do seu país, que considera a gravação que se segue,  a primeira performance europeia da sua Sonata para Flauta e Percussão.

Espero, em tom de agradecimento, que este post seja o mote para que surgem muitas outras interpretações da obra de Bruce Craig Roter…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: