Sir James Galway Vs Robot Flautista

Maio 29, 2008

“Alguns cientistas acreditam que os robots serão capazes de se aproximarem de uma inteligência semelhante à humana na primeira metade do século XXI. Mesmo antes destes níveis de inteligência teóricos serem obtidos, especula-se que os robots podem começar a substituir os humanos em muitos trabalhos intensivos.”

Foi o escritor checo Karel Čapek quem introduziu a palavra Robot na sua peça “Rossuum’s Universal Robots em 1921. O termo Robot surge da palavra checa “robota”, que significa “trabalho forçado”.

Segundo uma designação do “Wikipédia”, os robots são utilizados para realizar trabalhos que são muitos pesados, sujos ou perigosos para os seres humanos, em aplicações que incluem a limpeza de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e regaste e a busca de minas terrestres.

Até aqui estamos do mesmo lado! No entanto, o mesmo artigo refere que os robots estão a surgir nas áreas de cuidados de saúde e entretenimento. Mas não é sabido que o desemprego na área da saúde aumenta drasticamente? A que tipo de trabalho sujo ou perigoso se referem quanto se trata de prestar cuidados a um doente?

O artigo refere ainda uma classe de robots aplicada entre outros no ramo automóvel, os manipuladores industriais…Estes possuem capacidades de movimento similares ao braço humano […] As aplicações incluem soldagem, pintura e carregamento de máquinas. A indústria automóvel é um dos campos que mais se utiliza desta tecnologia, onde os robots são programados para substituir a mão-de-obra humana em trabalhos repetitivos ou perigosos.

Surgem os robots domésticos e uma série de fabricantes que lançaram aspiradores robóticos! (Sempre achei que era perigoso aspirar 🙂 )

MUITO BEM! “Substituir a mão-de-obra humana em trabalhos repetitivos ou perigosos!!!”  

Presumo que foi baseado nesta teoria que Jacques de Vaucanson criou em 1738 o primeiro robot funcional: um andróide que tocava flauta! De facto, é muito perigoso tocar flauta!… Já me aconteceu numa daquelas procissões das festas populares em que a rua subia com um grau de inclinação elevado, faltar-me o ar e quase me deu o fanico 🙂

Surge o campo dos robots sociais que investiga as relações entre os robôs e os humanos (Será que o meu vizinho é um Robot?:) ) Um “ludobot” é um exemplo de um robot social dedicado ao entretenimento e companhia. Presumo que seja com o objectivo de entreter, que os senhores investigadores da robótica inventaram o “robot flautista” que tiveram a oportunidade de ver no primeiro vídeo! De facto a tecnologia avançou ao ponto de se desenvolver no subconsciente humano o receio de serem substituídos pela sua própria criação. No entanto, e se estes senhores ainda não compreenderam que a música é muito mais do que electrónica, mecânica e software, vejam o vídeo que se segue e compreenderão que estão longe de substituir o músico. Creio que seria bem mais útil investir todos os fundos que gastaram no projecto do referido “robot flautista”, subsidiando uma escola de música…

Sir James Galway Vs Robot Flautista

10-0

Anúncios

Uma resposta to “Sir James Galway Vs Robot Flautista”

  1. Joana Gonçalves said

    Além de ser um fantástico flautista (já tive oportunidade de comprovar), é também um belo escritor!
    Concordo plenamente com o que escreveu; anda uma pessoa tantos anos a aprender a tocar flauta para ser comparada a um robot construido por mero “divertimento” de senhores que não têm a mínima sensibilidade para a música…
    Já Adélia Prado diz em “A Serenata”:
    “Uma noite de lua pálida e gerânios ele viria com boca e mãos incríveis tocar flauta no jardim”
    Para quê tirar esta magia própria de um instrumento tão espectacular como é a flauta?

    Parabéns pelo blog e pelos assuntos de qualidade publicados no mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: