Cuidados e manutenção da flauta

Setembro 11, 2007

Concerto for flute, Strings and Continuo in GEmmanuel Pahud

O instrumento musical é parte da música e só através dele podemos manifestar o nosso gosto por esta arte. Assim, para podermos contar com a ajuda do nosso instrumento em todos os momentos devemos cuida-lo e mantê-lo no melhor estado possível. Um instrumento bem ajustado e calibrado responde de melhor forma à técnica, independentemente do nível do executante. Todos os instrumentos e a Flauta em particular têm a sua especificidade e logo uma manutenção própria. Se a nossa Flauta estiver nas melhores condições, mais vontade teremos de tocar. O primeiro passo na manutenção do instrumento passa pelo seu correcto manuseamento.

O manuseamento da flauta deve ser feito pelas partes que não tem chaves. Para o corpo da flauta, isto significa que se deve segurar no topo, por cima do jogo de chaves, onde normalmente esta gravado o nome do fabricante do instrumento. A pata deve ser manuseada abaixo do jogo de chaves. O veio da pata deve estar alinhado com o centro do jogo de chaves do corpo e com um movimento gentil, faz-se a junção do corpo e pata. Para juntar a cabeça ao corpo deve ser usado o mesmo princípio. Com o mesmo tipo de movimento deve-se alinhar a embocadura com as chaves do corpo, unindo as juntas com o cuidado de não segurar a cabeça na embocadura, para não correr o risco de esta se danificar.

As uniões não devem ser forçadas mesmo que estejam apertadas e com dificuldade de junção. Neste caso deve-se limpar cada parte com um pano de forma a retirar as sujidades das juntas. Se o problema persistir, então é provável que exista alguma amolgadura ou fissura e deve-se consultar um especialista em reparações de flautas. Não é aconselhável a aplicação de nenhum tipo de lubrificante nas juntas da flauta de metal.

Continua…Logo que possivel:)

TOFF, Nancy(1996), The Flute BooK:Care and Maintenance of flute , New York, Oxford University, 1996

Anúncios

Uma resposta to “Cuidados e manutenção da flauta”

  1. Beatriz said

    Demorou, mas valeu o trabalho!Está um texto bem escrito e muito útil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: